Foco na intenção e não no equipamento


Foto: Leonardo Bittencourt - Pescaria com tarrafa, entrada do porto de Itajaí/SC

Cada vez mais a evolução tecnológica nos empolga e perturba. Na fotografia isso é constante e devemos saber lidar com o que é ou não necessário para nosso trabalho.

Câmeras e lentes são lançadas anualmente em um frenesi de marketing que nos deixa sempre com a impressão de que estamos defasados e ultrapassados.

Em qualquer roda de conversa entre fotógrafos aparecem sempre os objetos de desejo em forma de câmera, lente ou qualquer outra tralha sofisticadíssima que será adquirida em futuro próximo.

Infelizmente no Brasil estamos mais distantes dos lançamentos, seja pelo calendário ou pelos valores castigados pela baixa cotação da nossa moeda. Uma mesma lente 70-200mm que nos EUA custa USD 2.000 aqui chega por R$ 14.500. Não vou entrar no mérito dos impostos e da margem de lucro das lojas, apenas quero frisar que para a maioria dos fotógrafos o valor no Brasil é impraticável.

Mas este post não é apenas de lamento, mas um desafio a valorizar mais a intenção do que o equipamento. Você já viu alguém reclamar de falta de nitidez em uma fotografia do Eliott Erwitt ou do Irvin Penn? Alguém já deu maior ou menor valor a uma fotografia importante por ela ter sido feita com uma Leica ou uma Diana?

Na verdade essas informações não estão disponíveis nas fotografias expostas em museus ou galerias. Então relaxe e invista no equipamento mais importante: sua visão fotográfica!

A fotografia acima foi feita por mim para o projeto Homens do Mar com uma lente manual que paguei R$ 350. Gosto muito de usa-la pela sua simplicidade e leveza. A lente é uma Nikon 50mm 1.8 AI-S pancake (nikon chama de AI Nikkor 50mm f / 1.8S) e foi lançada por volta de 1980.

Isso mesmo esta imagem feita em junho/2016 foi captada por uma câmera digital utilizando uma lente de mais de 30 anos. Conheça mais sobre a história dessa lente em http://nikkor.com/story/0060/.

O equipamento é apenas o meio para captar a sua visão!


0 visualização

© 2016 por Leonardo Bittencourt com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon