Hoje eu vou te falar sobre dois assuntos que ficaram pendentes quando eu te falei sobre a diferença entre decoração e Arte.
O primeiro assunto diz respeito a como identificar as obras que possuem maior capacidade de valorização em um menor espaço de tempo.
Bom, em primeiro lugar eu quero deixar claro que a valorização da arte não segue mercados, bolsas de valores ou regras rígidas. Mas existe uma máxima que você pode ter em mente: A escassez valoriza a arte!
Pense comigo, um fotógrafo faz uma bela imagem e vende os direitos a uma gráfica por R$ 1.500,00. Essa gráfica faz 1.000 cópias e vende a diversas lojas de decoração pelo preço de R$ 100,00. Estas, por sua vez, colocam a fotografia em uma belíssima moldura e passam a vender a seus clientes por R$ 1.500,00.
Vou resumir o resultado dessa operação:
O fotógrafo vendeu a foto uma única vez por R$ 1.500,00. O cliente pagou R$ 1.500,00 em uma obra sem autor, que valia R$ 100,00 e que existem mais 999 iguais. Por estes motivos essa obra nunca irá se valorizar e é provável que ele a encontre na casa de algum conhecido.
Por outro lado, imagine esse mesmo cliente comprando direto de um fotógrafo uma obra assinada que tenha a ver com seu estilo por R$ 1.500,00, e que ele gaste mais R$ 500,00 com uma bela moldura. Ele terá uma obra assinada que poderá valorizar e ainda terá um produto que, dependendo do caso, poderá ser bem exclusivo.
Eu explico: Os fotógrafos podem vender suas obras em edições abertas ou fechadas. Nas edições abertas os fotógrafos podem vender quantas cópias conseguirem, mas como a atuação comercial de um fotógrafo é limitada e seu portfólio de fotografias é geralmente grande, eles acabam vendendo poucas cópias de cada imagem.
Já na edição limitada o fotógrafo garante que venderá somente uma quantidade limitada de cópias, por exemplo 5. Neste caso, ele está gerando escassez e por isso as edições limitadas são mais procuradas por aqueles que entendem do mercado da arte.
O segundo assunto que prometi para este texto não está relacionado a escassez, mas ao estilo:
Uma fotografia pode transmitir uma ideia, um conceito, uma atitude, etc. Quando você escolhe uma fotografia para seu ambiente você escolhe, também, o estilo, o discurso ou a atitude. E isso torna seu ambiente único, refletindo sua personalidade. Então quando seus amigos falarem "nossa, essa fotografia é maravilhosa", "esse quadro combinou muito com sua casa" ou "esse quadro valorizou o ambiente", eles estão elogiando sua personalidade e seu estilo.
Além disso, como você viu nos posts anteriores, cada fotografia tem uma história, um conceito e provavelmente o fotógrafo irá te falar sobre isso. Então quando elogiarem seu quadro você ainda terá uma história legal para contar.
E a escassez? Você comprando a obra diretamente do fotógrafo é bem provável que seus amigos não verão um quadro igual em nenhum outro lugar.
Para finalizar eu posso afirmar que essa raridade com história combina muito com você. Estou certo?
Se eu estiver certo, clica no botão aqui embaixo para encontrar o seu quadro perfeito!
Commentaires